domingo, 9 de outubro de 2011

Curiosidades sobre a meditação


  • Terry Cliford, estudioso da psiquiatria budista, recomenda entoar o maior número de vezes possível o mantra budista (tibetano) da medicina “Teyata – Om bekanze bekanze mahabekanse raza samudgate swaha”. Simplesmente lido, um mantra pode parecer estranho aos olhos ocidentais. Mas quando se entra em um ambiente onde o mantra é entoado em coro, seu som traz uma impressionante sensação de paz e de conforto que de imediato faz com que o indivíduo se sinta confortável.
  • Chalegre relata que há experiências em que a meditação ajuda no controle da dor: “os praticantes adquirem grande tolerância a todos os eventos externos e o controle da mente se estende sobre todo o seu ser”. E acrescenta: “há relatos bem modernos e documentos (guerra do Vietnã) de pessoas que foram queimadas vivas em posição de meditação sem uma manifestação física”.
  • Perguntando como ele definiria o que é meditação, Chalegre afirma: “Não definiria. Não se explica o sabor do sal, dá-se um pouco para provar e pronto”.
  • Huges Ferté, diretor geral dos Laboratórios Canonne (fabricante das pastilhas Valda), criou uma sala de meditação, com ambiente oriental, e uma sala de ginástica para seus 100 funcionários no Rio de Janeiro, onde ele mesmo conduz a meditação. A ginástica pode ser feita desde as 6 horas, antes do trabalho, e a meditação é feita por meia hora, durante o almoço, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali trabalham. Simpatizante do budismo, Ferté se exercita antes de ir para o trabalho, em sua sala decorada (como a sala de meditação da empresa) em estilo oriental, privilegiando cores claras e luz natural, com vidros, de onde ele pode ver o laboratório. A meta de Ferté é que o trabalho seja uma extensão de sua casa e dos funcionários.
  • A Companhia Suzano de Papel e Celulose também entrou no mesmo ritmo. Desta vez, além de relaxamento, existe também a prática da música. Vanda Guimarães, secretária da presidência da empresa, conduz nos intervalos do trabalho o coral de Suzano, que, segundo, ela tem proporcionado um enorme bem-estar aos funcionários.
  • Enxaquecas, ansiedade, dores nas costas, eczema são alguns dos problemas eliminados por pessoas que meditam, segundo Dr. Fields.
  • Há uma enorme variedade de casos estudados com pacientes de câncer, cujas metástases estacionam ou mesmo diminuem quando o paciente é levado ao relaxamento.
  • Em estudos feitos por Jon Kabat Zinn, diretor da Estresse Reduction Clinic, 65% dos pacientes relataram diminuição da dor depois de práticas de meditação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário