terça-feira, 23 de agosto de 2011
SATHYA SAI BABA
Nunca em toda a história da humanidade o homem pode experimentar tanta disponibilidade de meios para evoluir espiritualmente. Seja através da mídia que oferece uma incrível integração entre todos os povos ou seja através da era evolutiva em que nossa consciência se encontra.
Para que isso fosse possível, o Planeta que atravessava uma fase dificílima na década de 1920 necessitava da presença de um ser realizado, encarnado fisicamente para que a evolução da consciência humana continuasse caminhando.
Esse ser nasceu na Índia em 23 de novembro de 1926, sob o signo de sagitário, num pequeno vilarejo chamado Puttaparthi, sul da Índia. Sua vinda foi anunciada no Mahabharata, quando Vishnu em profecia referiu que encarnaria numa época futura muito difícil para a humanidade. Vishnu anunciou que viria em tríplice encarnação (como Shirdi, Sathya e Prema Sai Baba), com vasta cabeleira, num corpo de estatura baixa e com a marca do avatar no pé. Usaria uma túnica rubra e seus pais seriam devotos de Krishna. A profecia diz também que seu nome traduziria a verdade (Sathya – que em sânscrito significa verdade). Todas essas informações descrevem o Mestre Baba.
Desde criança, Baghavan Sri Sathya Sai Baba já cumpria as regras comuns a todos os avatares: comunicar-se em qualquer idioma, demonstrar profundo amor e respeito a todos os seres, ser extremamente seletivo quanto à alimentação, conseguir se bilocar (fenômeno de estar presente em dois locais ao mesmo tempo) e realizar muitas materializações. Desde pequeno, Sai Baba materializava flores e objetos e também o vibhuti, as cinzas sagradas que saem de suas mãos.
Em 1940, aos catorze anos, Baba comunicou a sua família que era a reencarnação de Mestre Shirdi, que havia vivido na Índia entre 1838 e 1918 e teria vindo ao mundo para auxiliar os seres humanos na libertação do sofrimento e na construção de um caminho de amor até o Pai Criador.
Dentre os objetivos de Sua missão, o mestre nunca referiu a criação de nenhuma religião, mas a semeadura do bem, do amor e da fraternidade, através de qualquer caminho religioso desde que levasse à realização plena de Deus e à purificação das inferioridades e emoções negativas.
Muitos estudiosos afirmam que Baba é a encarnação dos três princípios divinos: Pai, Filho e Espírito Santo em um único corpo para trazer esperança à humanidade nessa época difícil em que vivemos, de tanta violência e emoções desequilibradas.
O ashram onde vivia Baba é chamado de “Prasanthi Nilayam”, que significa a morada da paz divina. Foi inaugurado nos anos cinqüenta e até hoje é um centro de peregrinação de milhões de pessoas de todo o planeta que iam até lá simplesmente para estar na presença do Mestre. Um dos seus devotos mais conhecidos é o professor Hermógenes, um dos maiores disseminadores da Yoga no Brasil, que inclusive traduziu alguns livros de Baba para o português, como exemplo: “O Fluir da Canção do Senhor” e “Sadhana - O Caminho Interior”.
É difícil precisar o número de pessoas atendidas pelas obras sociais de Sai Baba. São escolas, universidades, hospitais, creches, asilos e orfanatos que beneficiam milhares de pessoas carentes na Índia. Toda essa obra foi viabilizada através de doações dos devotos que se sensibilizaram com sua mensagem. Por todos os exemplos de vida que Baba demonstra, seus seguidores chamam-no de Encarnação do Amor.
Muitas pessoas que o visitaram na Índia, inclusive os mais céticos, falaram que ao se aproximarem do Mestre sentiram um amor tão forte, que freqüentemente transformava-se em choro compulsivo ou em um incrível estado de paz. Alguns visitantes foram premiados com materializações de objetos e outros com curas milagrosas, principalmente através do vibhiti, a cinza sagrada que fluía de suas mãos. Muitos afirmaram que um simples olhar do Mestre causava grandes modificações em todos os níveis e dimensões do nosso ser.
Visitantes com dom de vidência que estiveram junto ao Mestre, citaram que ele possuía uma aura rósea, formando um grande tubo infinito para cima; inclusive alguns cientistas totalmente céticos foram até o ashram para desenvolver estudos sobre seu campo de energia e de tão encantados com a mensagem do mestre, acabaram ficando por lá.
Fonte: CÂNDIDO, Patrícia. Grandes Mestres da Humanidade: lições de amor para a Nova Era. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2008.
Ensinamentos de Sathya Sai Baba
As idéias centrais dos ensinamentos de Sai Baba são:
- A universalidade das religiões quando ele diz que “só existe uma religião, a religião do amor; uma única casta, a casta da humanidade; uma única linguagem, a linguagem do coração.”
- O conhecimento de que atman, a centelha divina que habita em todos os seres humanos é a base da fraternidade do homem e da paternidade de Deus.
- Deus é amor, e o caminho mais direto até Ele é exercendo o amor, amando cada vez mais a todos os seres.
Fonte: CÂNDIDO, Patrícia. Grandes Mestres da Humanidade: lições de amor para a Nova Era. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2008.
Frases de Sathya Sai Baba
“Deixem as diferentes fés existirem, deixem-nas prosperarem e deixem que a glória de Deus seja cantada em todos os idiomas e em uma variedade de tons. Respeitem as diferenças entre as fés e reconheçam-nas como válidas na medida em que não apaguem a chama da unidade”.
“O motivo por trás da formação e propagação de todas as crenças é o mesmo. Todos os fundadores eram pessoas cheias de amor e sabedoria. O seu objetivo era um só. Nenhum deles tinha o plano de dividir, perturbar ou destruir. Eles procuravam instruir as paixões e emoções, educar os impulsos e direcionar a faculdade da razão para caminhos benéficos ao indivíduo e a sociedade”.
Fonte: CÂNDIDO, Patrícia. Grandes Mestres da Humanidade: lições de amor para a Nova Era. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2008.
Os Quatro Pilares da Virtude
Costuma-se dizer que os ensinamentos do Grande Mestre estão baseados em quatro pilares:
- Sathya – é a verdade, principalmente no sentido de conhecer quem realmente somos e não aquilo que pensamos ser. Essa verdade reside em libertar-se do véu de ilusões e mergulhar profundamente dentro de nós mesmos.
- Dharma – a prática do dharma consiste em conviver harmoniosamente com todos os seres e vibrar pela iluminação de todos, inclusive das pessoas com um comportamento do qual não concordamos. Baba incentiva o vegetarianismo, recomendando que devemos tratar os animais com carinho e respeito ajudando-os em seu caminho evolutivo e não escravizando-os.
- Shanti – trata-se da paz interior, que independente do cenário externo em que estamos inseridos. É a felicidade real e não aquela baseada nas ilusões das conquistas materiais. Baba recomenda o equilíbrio e não é contra a obtenção de riqueza, desde que seja usada com discernimento e de forma altruísta.
- Prema – é o sentimento de amor como caminho para a realização absoluta de Deus. O Mestre diz: “preencha o dia com amor, termine o dia com amor – este é o caminho mais rápido e direto para Deus. Os outros caminhos desenvolvem a vaidade, separam o homem do homem e o homem do animal. Eles contraem, não expandem, eles diminuem a sua consciência do divino”.
Fonte: CÂNDIDO, Patrícia. Grandes Mestres da Humanidade: lições de amor para a Nova Era. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2008.
Os Dez Princípios de Sathya Sai Baba
Baba anunciou Dez Princípios que formam a base para a “integração Mundial da Humanidade”. Esses princípios são os seguintes:
- Amem e sirvam à sua Pátria. Não firam nem odeiem a pátria dos outros.
- Respeitem todas as religiões com igualdade.
- Reconheçam a fraternidade entre os homens. Tratem a todos como seus irmãos. Amem a Todos.
- Mantenham seus lares e seus arredores limpos. Isto promove a saúde e a auto-estima.
- Pratiquem a caridade, mas não alimentem a mendicância, dando dinheiro aos mendigos. Dêem-lhes alimentos, roupa, proteção e ajudem-nos a ajudarem a si mesmos (não estimulem a preguiça).
- Não tentem a outros, subornando-os, nem rebaixem aceitando suborno (nunca dêem lugar à corrupção).
- Não estimulem o ciúme e a inveja. Tratem a todos da mesma maneira, sem levar em conta distinções sociais, de raça ou de religião.
- Não dependam de outros para suas próprias necessidades pessoais; sejam seus próprios servidores, antes de servirem aos outros.
- Observem as leis de seu país; paguem os impostos e sejam cidadãos exemplares.
- Cultivem o amor por Deus; afastando-se do pecado.
Talvez o mundo ainda não reconheça o que é estar encarnado na mesma época em que um grande avatar como Sai Baba esteve sobre a Terra. Seria impossível falar de sua missão com palavras. Sua missão precisa ser sentida. Porém, se carregarmos a divina semente de Sai Baba em nosso coração e iniciarmos uma transformação pessoal, propagaremos seu amor e iluminação a todos aqueles que cruzarem o nosso caminho.
Então o mundo se transformará, caminhando de acordo com os propósitos divinos do amor, da comunhão e da grande fraternidade universal.
Fonte: CÂNDIDO, Patrícia. Grandes Mestres da Humanidade: lições de amor para a Nova Era. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2008.
A Pedagogia de Sai Baba
Em 1968 Sathya Sai Baba viu que seu país, a Índia, enfrentava uma crise em cada esfera da atividade humana, o que era um obstáculo ao apropriado desenvolvimento dos adolescentes da nação. Era uma crise moral e espiritual. Por isso Sathya Sai Baba sentiu que o único caminho para ajudar os adolescentes seria orientar o sistema de educação indiano para nele infundir uma austeridade moral e espiritual. O primeiro passo foi fundar o Sri Sathya Sai College, em Anantapur (Andhra Pradesh) para meninas, em julho de 1968. O mesmo foi feito para os meninos, em Brindavan, Bangalore (Karnataka), em 1969. Mais tarde, concretizou-se o Sri Sathya College em Prasanthi Nilayam, onde está situado o Ashram de Sathya Sai Baba.
Em todas estas instituições educacionais foi introduzido o sistema integral de valores orientados à educação, mantendo em vista os cinco valores humanos básicos: verdade, ação correta, paz, amor e não-violência. Sob a orientação de Sathya Sai Baba, e como resultado do dedicado trabalho dos professores e estudantes por um período de 12 anos até 1980, emergiu uma nova teoria e prática em educação integral, que conduz o homem no esforço para a perfeição nas partes física, vital e emocional, intelectual e espiritual de sua personalidade.
O Sri Sathya Sai Institute of Higher Learning foi fundado por Sathya Sai Baba em 22 de novembro de 1981, como uma instituição autônoma credenciada e reconhecida como universidade pelo Ministério da Educação da Índia e pela Comissão de Concessões Universitárias. O Instituto tem agora mais três campus.
Falando do propósito do Instituto, disse Sathya Sai Baba: “A Universidade proverá seus estudantes com a coragem e a determinação necessárias para moldar suas carreiras, valorizando os seus próprios esforços e suas forças internas. A educação espiritual será combinada harmoniosamente com os campos do conhecimento metafísico, físico e ético”.
A partir de 1982, a Educação para o Homem Integral passou a ser disseminada em vários países, com o nome de Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos.
O princípio da Educação em Valores Humanos (EVH) é ensinar o que se pratica. Criador do método, Sathya Sai Baba ressalta que os professores devem se familiarizar com os acontecimentos à sua volta e passá-los adiante aos estudantes sob suas responsabilidades. “Educação sem caráter é como uma fruta sem suco ou como uma vaca que não fornece leite”, explica Baba. “É Por esta razão que o professor só pode ensinar após colocar em prática seus ensinamentos. Assim, ele estará estabelecendo um ideal para o mundo. Um professor pode ensinar bem, pode mostrar métodos fáceis, mas se sua conduta não estiver de acordo com o que ele diz, ninguém o seguirá, ninguém se importará com ele. O governo pode gastar muito dinheiro, mas não é possível treinar em Valores Humanos. Os Valores Humanos não são passíveis de serem obtidos de um texto e nem fornecidos por qualquer companhia, não podem ser presenteados por amigos e nem comprados no mercado. São uma atitude natural que provém do coração”.
Assinar:
Postagens (Atom)
