terça-feira, 23 de agosto de 2011

Os Quatro Pilares da Virtude

         Costuma-se dizer que os ensinamentos do Grande Mestre estão baseados em quatro pilares:
  1. Sathya – é a verdade, principalmente no sentido de conhecer quem realmente somos e não aquilo que pensamos ser. Essa verdade reside em libertar-se do véu de ilusões e mergulhar profundamente dentro de nós mesmos.
  2. Dharma – a prática do dharma consiste em conviver harmoniosamente com todos os seres e vibrar pela iluminação de todos, inclusive das pessoas com um comportamento do qual não concordamos. Baba incentiva o vegetarianismo, recomendando que devemos tratar os animais com carinho e respeito ajudando-os em seu caminho evolutivo e não escravizando-os.
  3. Shanti – trata-se da paz interior, que independente do cenário externo em que estamos inseridos. É a felicidade real e não aquela baseada nas ilusões das conquistas materiais. Baba recomenda o equilíbrio e não é contra a obtenção de riqueza, desde que seja usada com discernimento e de forma altruísta.
  4. Prema – é o sentimento de amor como caminho para a realização absoluta de Deus. O Mestre diz: “preencha o dia com amor, termine o dia com amor – este é o caminho mais rápido e direto para Deus. Os outros caminhos desenvolvem a vaidade, separam o homem do homem e o homem do animal. Eles contraem, não expandem, eles diminuem a sua consciência do divino”.
Fonte: CÂNDIDO, Patrícia. Grandes Mestres da Humanidade: lições de amor para a Nova Era. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário