terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Pedagogia de Sai Baba


Em 1968 Sathya Sai Baba viu que seu país, a Índia, enfrentava uma crise em cada esfera da atividade humana, o que era um obstáculo ao apropriado desenvolvimento dos adolescentes da nação. Era uma crise moral e espiritual. Por isso Sathya Sai Baba sentiu que o único caminho para ajudar os adolescentes seria orientar o sistema de educação indiano para nele infundir uma austeridade moral e espiritual. O primeiro passo foi fundar o Sri Sathya Sai College, em Anantapur (Andhra Pradesh) para meninas, em julho de 1968. O mesmo foi feito para os meninos, em Brindavan, Bangalore (Karnataka), em 1969. Mais tarde, concretizou-se o Sri Sathya College em Prasanthi Nilayam, onde está situado o Ashram de Sathya Sai Baba.
Em todas estas instituições educacionais foi introduzido o sistema integral de valores orientados à educação, mantendo em vista os cinco valores humanos básicos: verdade, ação correta, paz, amor e não-violência. Sob a orientação de Sathya Sai Baba, e como resultado do dedicado trabalho dos professores e estudantes por um período de 12 anos até 1980, emergiu uma nova teoria e prática em educação integral, que conduz o homem no esforço para a perfeição nas partes física, vital e emocional, intelectual e espiritual de sua personalidade.
O Sri Sathya Sai Institute of Higher Learning foi fundado por Sathya Sai Baba em 22 de novembro de 1981, como uma instituição autônoma credenciada e reconhecida como universidade pelo Ministério da Educação da Índia e pela Comissão de Concessões Universitárias. O Instituto tem agora mais três campus.
Falando do propósito do Instituto, disse Sathya Sai Baba: “A Universidade proverá seus estudantes com a coragem e a determinação necessárias para moldar suas carreiras, valorizando os seus próprios esforços e suas forças internas. A educação espiritual será combinada harmoniosamente com os campos do conhecimento metafísico, físico e ético”.
A partir de 1982, a Educação para o Homem Integral passou a ser disseminada em vários países, com o nome de Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos.
O princípio da Educação em Valores Humanos (EVH) é ensinar o que se pratica. Criador do método, Sathya Sai Baba ressalta que os professores devem se familiarizar com os acontecimentos à sua volta e passá-los adiante aos estudantes sob suas responsabilidades. “Educação sem caráter é como uma fruta sem suco ou como uma vaca que não fornece leite”, explica Baba. “É Por esta razão que o professor só pode ensinar após colocar em prática seus ensinamentos. Assim, ele estará estabelecendo um ideal para o mundo. Um professor pode ensinar bem, pode mostrar métodos fáceis, mas se sua conduta não estiver de acordo com o que ele diz, ninguém o seguirá, ninguém se importará com ele. O governo pode gastar muito dinheiro, mas não é possível treinar em Valores Humanos. Os Valores Humanos não são passíveis de serem obtidos de um texto e nem fornecidos por qualquer companhia, não podem ser presenteados por amigos e nem comprados no mercado. São uma atitude natural que provém do coração”.

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