quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Estão abertas as inscrições para as Oficinas Temáticas Livres - 2º semestre/2011
PROGRAMA ARTE E MOVIMENTO-OFICINAS TEMÁTICAS LIVRES
OBJETIVO: Promover a socialização e a interação entre os educadores, por meio de atividades sócio-culturais.
PÚBLICO ALVO: Educadores da Rede Municipal.
CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO: fazer inscrição e trazer material quando solicitado.
IMPORTANTE: essas oficinas não prevêem emissão de certificação ou remuneração.
INSCRIÇÕES: por meio do telefone 32591496, ramal 243 ou pelo endereço eletrônico: cefortepe.artemovimento@campinas.sp.gov.br .
LOCAL: CEFORTEPE – Rua Dr. João Alves dos Santos, 860, Jd. Paineiras.
- PROGRAMAÇÃO DO 2º SEMESTRE – 2011
1. DANÇA DO VENTRE TERAPÊUTICA (apenas para mulheres)
Ementa: Oferecer às educadoras participantes a aprendizagem dos movimentos executados na dança do ventre com o objetivo de estimular a produção e o equilíbrio dos hormônios femininos, auxiliar a cura de insuficiência ovariana, combater a prisão de ventre, já que estes movimentos trabalham o tônus das paredes abdominais e contribuem para o peristaltismo voluntário. O cérebro precisa ser irrigado para que suas glândulas pineal e pituitária funcionem bem. A dança do ventre estimula a produção de hormônios pela glândula pineal, cujo desequilíbrio leva a mulher à depressão. Outro benefício da Dança do Ventre é o desenvolvimento da auto-estima.
Obs: Usar roupa confortável(de ginástica ou dança e camiseta)
Formadora: Silvana Salvador do Amaral
Periodicidade: Os encontros terão periodicidade semanal.
Horário: Turma A – 5ª feira, das 19h00 às 20h30; Turma B – 6ª feira, das 14h30 às 16h00
Vagas: até 15 pessoas
Sala: Sala 10 - CEFORTEPE
2.OFICINA: CESTARIA COM MATERIAL REAPROVEITÁVEL
Ementa: Confeccionar cachepô, cestas para pães, frutas, balaios etc, com papéis reaproveitáveis.
Formadora: Irene Ansaloni Soares
Material:
-Agulha de tricô ou palito de churrasco
-Tesoura
-Cola, de preferência cascorex (rótulo azul) ou cola branca comum (escolar)
-Verniz
Data: 21/09/2011
Horário: 14h00 às 16h30
Vagas: 15 pessoas
Sala: 10 – CEFORTEPE
3.OFICINA: MAIS VIOLÃO
Ementa: Oferecer aos educadores que participaram dos cursos de violão ou que dominam o instrumento a ampliação de conhecimento de ritmos e repertório visando o trabalho pedagógico.
Formadora: Maria Inês Bachiega
Material:
-violão.
Datas: 14/09 e 26/10 (4ªs Feiras) sem vínculo entre os dois encontros
Horário: 14 às 16h30
Vagas: até 25 pessoas
Sala: Biblioteca
4. OFICINA: OFICINA DE PAPEL MACHÊ
Ementa: Confeccionar peça em papel machê tendo como base uma tigela pequena de plástico ou de vidro de 15 a 20 cm de diâmetro sem relevos por dentro dela. A tigela serve de base e quando secar o machê será retirado); pintar a peça após a secagem (48 horas pelo menos).
O papel machê é uma técnica muito antiga que pode ser trabalhada de muitas formas para fazer os mais diversos objetos. Muito lúdico!
Formadora: Ana Cristina Bachiega de Castro
Material:
- A massa será fornecida pronta, mas será ensinada aos participantes;
- 1 chumaço de algodão;
- tinta acrílica fosca para artesanato ou (branca e mais uma ou duas cores de acordo com o gosto de cada um); ou tinta PVA para artesanato;
- verniz à base de água para artesanato (fosco ou brilhante)OPCIONAL;
- pincéis de artesanato: 1 chato não muito largo, 1 fino redondo (o tamanho dos pincéis depende do desenho que a pessoa fará na peça pronta);
- lápis;
- lixa de unha;
-uma colher de chá de metal e uma de sobremesa (para ajudar a alisar a massa) ou outros objetos que sirvam para alisar.
Periodicidade: 2 encontros para fazer o trabalho
Datas: 15 e 22 de setembro (quartas-feiras)
Horário: das 14h00 às 17h00
Vagas: 15 pessoas.
Sala: 43 - laboratório
5. OFICINA: PINTURA EM AQUARELA
Ementa: Aprender a trabalhar com a técnica da Aquarela, pintura no papel próprio para a técnica, com resultados surpreendentes. A leveza, a transparência, a delicadeza, ou cores fortes, pinceladas carregadas de tinta, onde o resultado é quase sempre imprevisível. A Aquarela é muito utilizada por arteterapeutas justamente por essa imprevisibilidade tão bonita. Utilizaremos um desenho básico para esboçar o que queremos pintar e assim as tintas vão nos mostrando o caminho.
Formadora: Ana Cristina Bachiega de Castro
Material:
- folha de papel próprio para aquarela 200 gm (folha grossa) -uma folha grande pode ser dividida entre 4 pessoas ou fazer 4 trabalhos;
- pincel redondo para aquarela (1 fino, 1 médio e 1 maior) identificado com seu nome – podemos trocar os pincéis durante a oficina dependendo do trabalho de cada um;(SUGESTÃO DE PINCEL: Tigre para aquarela referência 145 – escolher os tamanhos)
- giz de cera branco e outras cores;
- papel toalha (várias folhas);
- vasilhas para colocar água (pode ser pote de sorvete, copo plástico firme, etc.);
- godês plásticos com várias cavidades, ou prato branco;
- lápis preto 2B e apontador;
- borracha escolar;
- aquarela em bisnaga: amarelo médio (nem escuro nem claro), vermelho (o tom mais perto do vermelho normal) e azul médio (nem escuro nem claro) – vamos misturar as cores para chegar nos tons adequados; ou comprar a caixinha com diversos tons já prontos;
Onde comprar:
Aqui em Campinas: Casa da Arte, Cris Art;
Pela internet ou em SP: Casa do Artista, Michelângelo, Casa do Restaurador, etc. Compare os preços antes de comprar.
OBS: Vários materiais podem ser compartilhados, comprados em conjunto.
Vagas: até 15 pessoas
Data: 26/10/11
Horário: das 14h00 às 17h00
Vagas: 15 pessoas.
Sala: 43 - laboratório
terça-feira, 23 de agosto de 2011
SATHYA SAI BABA
Nunca em toda a história da humanidade o homem pode experimentar tanta disponibilidade de meios para evoluir espiritualmente. Seja através da mídia que oferece uma incrível integração entre todos os povos ou seja através da era evolutiva em que nossa consciência se encontra.
Para que isso fosse possível, o Planeta que atravessava uma fase dificílima na década de 1920 necessitava da presença de um ser realizado, encarnado fisicamente para que a evolução da consciência humana continuasse caminhando.
Esse ser nasceu na Índia em 23 de novembro de 1926, sob o signo de sagitário, num pequeno vilarejo chamado Puttaparthi, sul da Índia. Sua vinda foi anunciada no Mahabharata, quando Vishnu em profecia referiu que encarnaria numa época futura muito difícil para a humanidade. Vishnu anunciou que viria em tríplice encarnação (como Shirdi, Sathya e Prema Sai Baba), com vasta cabeleira, num corpo de estatura baixa e com a marca do avatar no pé. Usaria uma túnica rubra e seus pais seriam devotos de Krishna. A profecia diz também que seu nome traduziria a verdade (Sathya – que em sânscrito significa verdade). Todas essas informações descrevem o Mestre Baba.
Desde criança, Baghavan Sri Sathya Sai Baba já cumpria as regras comuns a todos os avatares: comunicar-se em qualquer idioma, demonstrar profundo amor e respeito a todos os seres, ser extremamente seletivo quanto à alimentação, conseguir se bilocar (fenômeno de estar presente em dois locais ao mesmo tempo) e realizar muitas materializações. Desde pequeno, Sai Baba materializava flores e objetos e também o vibhuti, as cinzas sagradas que saem de suas mãos.
Em 1940, aos catorze anos, Baba comunicou a sua família que era a reencarnação de Mestre Shirdi, que havia vivido na Índia entre 1838 e 1918 e teria vindo ao mundo para auxiliar os seres humanos na libertação do sofrimento e na construção de um caminho de amor até o Pai Criador.
Dentre os objetivos de Sua missão, o mestre nunca referiu a criação de nenhuma religião, mas a semeadura do bem, do amor e da fraternidade, através de qualquer caminho religioso desde que levasse à realização plena de Deus e à purificação das inferioridades e emoções negativas.
Muitos estudiosos afirmam que Baba é a encarnação dos três princípios divinos: Pai, Filho e Espírito Santo em um único corpo para trazer esperança à humanidade nessa época difícil em que vivemos, de tanta violência e emoções desequilibradas.
O ashram onde vivia Baba é chamado de “Prasanthi Nilayam”, que significa a morada da paz divina. Foi inaugurado nos anos cinqüenta e até hoje é um centro de peregrinação de milhões de pessoas de todo o planeta que iam até lá simplesmente para estar na presença do Mestre. Um dos seus devotos mais conhecidos é o professor Hermógenes, um dos maiores disseminadores da Yoga no Brasil, que inclusive traduziu alguns livros de Baba para o português, como exemplo: “O Fluir da Canção do Senhor” e “Sadhana - O Caminho Interior”.
É difícil precisar o número de pessoas atendidas pelas obras sociais de Sai Baba. São escolas, universidades, hospitais, creches, asilos e orfanatos que beneficiam milhares de pessoas carentes na Índia. Toda essa obra foi viabilizada através de doações dos devotos que se sensibilizaram com sua mensagem. Por todos os exemplos de vida que Baba demonstra, seus seguidores chamam-no de Encarnação do Amor.
Muitas pessoas que o visitaram na Índia, inclusive os mais céticos, falaram que ao se aproximarem do Mestre sentiram um amor tão forte, que freqüentemente transformava-se em choro compulsivo ou em um incrível estado de paz. Alguns visitantes foram premiados com materializações de objetos e outros com curas milagrosas, principalmente através do vibhiti, a cinza sagrada que fluía de suas mãos. Muitos afirmaram que um simples olhar do Mestre causava grandes modificações em todos os níveis e dimensões do nosso ser.
Visitantes com dom de vidência que estiveram junto ao Mestre, citaram que ele possuía uma aura rósea, formando um grande tubo infinito para cima; inclusive alguns cientistas totalmente céticos foram até o ashram para desenvolver estudos sobre seu campo de energia e de tão encantados com a mensagem do mestre, acabaram ficando por lá.
Fonte: CÂNDIDO, Patrícia. Grandes Mestres da Humanidade: lições de amor para a Nova Era. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2008.
Ensinamentos de Sathya Sai Baba
As idéias centrais dos ensinamentos de Sai Baba são:
- A universalidade das religiões quando ele diz que “só existe uma religião, a religião do amor; uma única casta, a casta da humanidade; uma única linguagem, a linguagem do coração.”
- O conhecimento de que atman, a centelha divina que habita em todos os seres humanos é a base da fraternidade do homem e da paternidade de Deus.
- Deus é amor, e o caminho mais direto até Ele é exercendo o amor, amando cada vez mais a todos os seres.
Fonte: CÂNDIDO, Patrícia. Grandes Mestres da Humanidade: lições de amor para a Nova Era. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2008.
Frases de Sathya Sai Baba
“Deixem as diferentes fés existirem, deixem-nas prosperarem e deixem que a glória de Deus seja cantada em todos os idiomas e em uma variedade de tons. Respeitem as diferenças entre as fés e reconheçam-nas como válidas na medida em que não apaguem a chama da unidade”.
“O motivo por trás da formação e propagação de todas as crenças é o mesmo. Todos os fundadores eram pessoas cheias de amor e sabedoria. O seu objetivo era um só. Nenhum deles tinha o plano de dividir, perturbar ou destruir. Eles procuravam instruir as paixões e emoções, educar os impulsos e direcionar a faculdade da razão para caminhos benéficos ao indivíduo e a sociedade”.
Fonte: CÂNDIDO, Patrícia. Grandes Mestres da Humanidade: lições de amor para a Nova Era. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2008.
Os Quatro Pilares da Virtude
Costuma-se dizer que os ensinamentos do Grande Mestre estão baseados em quatro pilares:
- Sathya – é a verdade, principalmente no sentido de conhecer quem realmente somos e não aquilo que pensamos ser. Essa verdade reside em libertar-se do véu de ilusões e mergulhar profundamente dentro de nós mesmos.
- Dharma – a prática do dharma consiste em conviver harmoniosamente com todos os seres e vibrar pela iluminação de todos, inclusive das pessoas com um comportamento do qual não concordamos. Baba incentiva o vegetarianismo, recomendando que devemos tratar os animais com carinho e respeito ajudando-os em seu caminho evolutivo e não escravizando-os.
- Shanti – trata-se da paz interior, que independente do cenário externo em que estamos inseridos. É a felicidade real e não aquela baseada nas ilusões das conquistas materiais. Baba recomenda o equilíbrio e não é contra a obtenção de riqueza, desde que seja usada com discernimento e de forma altruísta.
- Prema – é o sentimento de amor como caminho para a realização absoluta de Deus. O Mestre diz: “preencha o dia com amor, termine o dia com amor – este é o caminho mais rápido e direto para Deus. Os outros caminhos desenvolvem a vaidade, separam o homem do homem e o homem do animal. Eles contraem, não expandem, eles diminuem a sua consciência do divino”.
Fonte: CÂNDIDO, Patrícia. Grandes Mestres da Humanidade: lições de amor para a Nova Era. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2008.
Assinar:
Postagens (Atom)
