quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Respire e tenha saúde integral



Respirar é Viver! Respirar é um mecanismo natural do corpo humano que leva o oxigênio através do ar até os pulmões onde será distribuído para todo o sangue. Consequentemente, aparelhos, órgãos e célula por célula do corpo, alimentam-se, vitalizam-se e desintoxicam-se, por isso o oxigênio é mais importante que qualquer outro alimento. A oxigenação do sangue também também evita a acidez que na medicina ortomolecular é denominada de radicais livres, extremamente nocivos para a saúde e um dos maiores causadores de doenças. O homem pode ficar vários dias sem se alimentar e não mais que alguns segundos sem respirar, isto porque sem oxigênio as células morrem, consequentemente o corpo perde a vida e morre também. Um organismo saudável depende do oxigênio existente nele, isto quer dizer que uma quantidade inadequada pode gerar doenças das mais simples como uma dor de cabeça até um câncer.

Como respirar corretamente


Observe um recém-nascido respirando: quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo só, de vai e vem, demonstrando que está sendo usado o diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora. E assim ter uma respiração adequada. Infelizmente o homem vai perdendo a capacidade de respirar corretamente, devido ao estresse, medos, insegurança, tensão e emoções em geral, baseado na pressão que ele armou (consciente ou inconscientemente) para sua própria vida. Com isso, vai tendo respirações cada vez mais curtas, chegando a colocar no seu pulmão a quantidade mínima necessária de ar, atrofiando a capacidade do próprio pulmão. Isso pode ser comprovado facilmente: experimente fazer respirações lentas e profundas, enchendo o pulmão ao máximo de ar (inspirando), prendendo o ar por metade deste tempo (retendo) e soltando o ar ao máximo (expirando) no mesmo tempo em que inspirou. Exemplo: inspirando por 4 segundos, retendo por 2 segundos (metade do tempo da inspiração) e expirando em 4 segundos. Faça 10 vezes lentamente, lembrando de encher e esvaziar ao máximo. Se sentir tontura, escurecimento de vista ou qualquer outra reação anormal é porque o seu pulmão e corpo perderam a capacidade de receber o oxigênio, isto porque respira rápido e superficialmente. Então, se não tomar providências cabíveis estará criando doenças em breve. Para reverter o quadro é só praticar os exercícios 1 a 2 vezes ao dia.

Benefícios da Respiração


 Uma boa respiração favorece todo o corpo: rins, fígado, pulmão, sangue, intestinos, coração, pele etc., melhorando a prisão de ventre, a circulação sanguínea, a memória, estimulando o aqui e agora que é a capacidade de viver no presente, sem pensar no futuro ou passado, ou melhor, vai lhe ensinar a viver em meditação, atento aos pensamentos para não serem inúteis, negativos e com isso reprogramar a mente para o que deseja, podendo desfazer o negativo, estimular o lado espiritual, viver no bem pensar, bem agir e até curando a si e ao outro de uma doença qualquer, sem importar a distância (precisamos exercitar), regenera células, estimula a energia vital, ajudando a desintoxicar e curar o corpo, acalma, relaxa, suaviza as dores do parto. Experimente fazer os exercícios respiratórios quando estiver com fome; você vai se sentir bem e perder a fome mostrando que a respiração alimenta. É uma arma poderosa para a saúde integral.

Onde encontrar um bom ar


É importante respirar ar puro, perto de árvores, quanto maior a vegetação melhor, porque são as plantas que liberam o oxigênio para a atmosfera. De preferência ficar longe das estradas, porque o tráfego de carros faz liberar elementos tóxicos para nosso organismo, que muitas vezes levam a vida inteira e não conseguem ser eliminados, trazendo grande prejuízo para o ser humano, principalmente ao fígado e ao sangue. Pesquisas feitas no Centro Médico em Haifa revelam que motoristas e cobradores de ônibus são mais propensos a ter câncer de pulmão mesmo sem serem fumantes. O ar poluído deve ser evitado, sejam de fábricas, carros, queima de lixo, pneus, jornais, plásticos e principalmente de cigarros, fazendo você virar um fumante passivo e correr riscos. Evite ambientes fechados não só onde há aglomerações de pessoas.

INDICAÇÃO DE LEITURA



Para aprender mais sobre respiração você não pode deixar de ler o livro “Respiração Oriental” de Takashi Nakamura. Ele lhe dará treinamento para uma respiração correta, parte do milenar sistema médico oriental que promove o bem estra físico, mental e emocional. Este livro oferece exercícios de fácil compreensão, ilustrado com fotografias que torna possível ao leitor o domínio perfeito dos exercícios.

No livro “A Força Curativa da Respiração”, de Marietta Till, você aprende exercícios para o corpo, a alma e para o espírito, podendo curar moléstias do corpo e as perturbações psíquicas como a angustia e a depressão. Marietta mostra com sabedoria o elo existente entre o corpo e o espírito e como a respiração faz esta conexão necessária para a nossa saúde e nossa espiritualidade.